sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Montando um arquivo - Guia de Arte Finalista


A montagem de um arquivo tanto para impressão quanto para web é um dos processos mais chatos. É nessa hora que sua atenção deve ser dobrada, triplicada se possível. Qualquer pequeno erro na hora de montar o arquivo pode resultar em algo desastroso na hora de fechar o arquivo para enviar para gráfica.

Vou deixar algumas dicas para quem ainda se perde no meio de tantos detalhes da vida de arte finalista. Eu já sofri bastante com isso e de pois de muito estudar me sinto preparado para poder passar um pouco do que aprendi para vocês que ainda estão perdidos.

Dimensões
A montagem do arquivo deve ser sempre feita pensando na finalidade do projeto. Se o projeto for um cartão de visitas, crie uma artboard nas dimensões de um cartão de visitas, se for uma folha A3, crie a artboard nas dimensões de uma folha A3. Sempre mantenha a singularidade nas dimensões na hora de criar a arte.

Cores
Outro aspecto muito importante na hora de montar um arquivo é o tipo de cor que será utilizado. Para descobrir isso basta pensar em qual será a finalidade do projeto. Uma arte impressa deve sempre ser feita em cores CMYK. Já imagens para a web devem seguir o modelo de cores RGB.

Resolução
A resolução de um documento resulta diretamente na qualidade final da arte. Um documento impresso é muito maior do que um documento para web e requer muito mais definição, para que não fique com cores e detalhes feios após a impressão. O ideal para documentos impressos é utilizar 300dpi, já para a web 72dpi é o suficiente.

Margem
Mantar uma margem de segurança dentro de qualquer documento é sempre importante. O corte da gráfica pode não ser preciso e acabar danificando as bordas da arte. As margens de segurança previnem o corte de danificar algum conteúdo de importância dentro da arte. Por tanto é sempre bom manter uma margem de segurança.

Sangria
A sangria é uma especie de margem de segurança para o documento impresso. Ela impede que o documento não fique com as bordas brancas, ou qualquer outra cor do papel. Sempre leve seu background até a sangria para que não haja esse problema na impressão e lembre sempre de configurar a sangria para 3mm.

Por hoje é isso. Se gostou das dicas não esqueça de comentar e compartilhar a postagem com seus amigos nas redes sociais. Curta a fã page no Facebook e se inscreva no canal para acompanhar todos os novos videos. Qualquer duvida estarei sempre disposto a responder todos os comentários com o maior prazer.
Abraços e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

author
Guilherme Lucas
Apaixonado pela tecnologia e amante da internet.Freelancer de Design Gráfico e um viciado em games.